quarta-feira, 6 de março de 2013

Uma certa inveja

Falando ontem com um amigo sobre a noite europeia, disse que achava que o Shaktar é aquilo que o Sporting poderia ser. Com as devidas diferenças, claro. O clube ucraniano tem presença regular na Liga dos Campeões onde até faz boa figura; divide o domínio interno com o Dínamo de Kiev; tem um plantel equilibrado com jogadores da casa e estrangeiros de qualidade e tem o seu bonito estádio quase sempre cheio. Estas quatro vertentes fazem-me invejar o clube de leste. A esta altura do texto, haverá que, de imediato, me diga que o Sporting não pode ser assim porque não tem o mesmo dinheiro que os ucranianos. Certo mas o Sporting tem mais nome (ainda), uma história mais gloriosa e está sedeado em Lisboa. Com dinheiro, qualquer pessoa é feliz em Lisboa, uma cidade calma e solarenga. Estes fatores são importantes porque os jogadores vêm para jogar mas procuram também cidades onde eles e suas famílias se sintam bem. Não sou lírico ao ponto de achar que isso é tudo senão Eto´o poderia estar no Benfica e Willian no Sporting. Não será tudo mas será muito.
Só com dinheiro, poderá o Sporting atrair os maiores craques. E dinheiro só haverá daqui a alguns anos. Num exercício de fantasia, se não tivéssemos gasto tanto dinheiro em falsos craques poderíamos agora patrocinar a estreia de Damião ou Ganso na Europa. Falando a mesma língua, poderiam melhor adaptar-se ao futebol europeu antes de outros voos, naturais, deixando lucro e alguma glória desportiva. De 30 jogadores, 15 são ucranianos. A comunidade brasileira, que tanto tem ajudado no crescimento do clube conta já com 9 elementos desde que Ismaily, ex-Braga e Olhanense, aterrou no leste europeu. Depois da saída de Willian para o Anzhi, o destaque vai para Taison. Mas, Luiz Adriano, Douglas Costa ou Alex Teixeira são jogadores de grande classe. A Donbass Arena, com capacidade para mais de 50 mil pessoas, regista boas casas e vê bom futebol.
Posto isto, acredito que, com jovens de classe como Dier, Zezinho, Bruma ou Esgaio, juntamente com jogadores mais experientes como Cédric, Adrien, Santos e Martins e alguns reforços de qualidade inegável, o Sporting pode tornar-se, ele mesmo, um exemplo a seguir com participações regulares na Champions (basta ir ficando em terceiro); lutando pelo título, tendo um plantel e equilibrado e enchendo amiúde Alvalade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages - Menu

Followers