sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bom ano!

Até dia 1 estou fora do país. O Formação Tática deseja uma ótima entrada em 2013 a todos os seus leitores!

Michu, herói da Premier

Michu, médio espanhol, chegou este ano aos galeses do Swansea após uma carreira banal da liga espanhola e anunciou a sua chegada com estrondo. É o melhor marcador da melhor liga do mundo com 13 golos marcados. Depois de Oviedo, Celta e Rayo, Michu encontrou o poiso ideal para brilhar.

Nunca mais é janeiro - 12

Libor Kozak, Lázio

Finalmente

O milan está interessado em Kevin Strootam. Finalmente um grande clube se interessa por um dos mais interessantes médios do momento.

Zlatan no dicionário

Zlatanear já faz parte do dicionário sueco como homenagem a Zlatan Ibrahimovic, talentoso avançado sueco.

Legends

Não será uma novidade mas descobri recentemente a série Premier League Legenss no ESPN Classic. São pequenos documentários sobre craques que mudaram a liga inglesa como Ronaldo, Ginola, Gary Neville, Wright ou Schmeichel. A não perder.

Amanhã

À hora do jogo já estarei fora de Portugal. Espero que o ano acabe com uma vitória mesmo que o adversário tenha muita qualidade. Gostava de ver um onze assim: Marcelo, Arías, Dier, Mendes e Insúa, Adrien, Labyad e Martins, Esgaio, Betinho e Viola.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Bale, Rei do Boxing Day

Gareth Bale, extremo galês, foi quem mais brilhou na jornada de ontem em Inglaterra. O camisola 11 marcou três vezes ao Aston Villa no 4-0 em Birmingham. Com 12 golos sofridos em duas jornadas, os villains estão no 16.º posto. Quem continua em grande, é o United que venceu o Newcastle por 4-3 e continua no topo, agora com mais sete pontos do que o City. Os citizens perderam 0-1 em Sunderland e o Chelsea, que venceu em Norwich, está já a quatro pontos apenas dos campeões em título.

Bébé

Bébé ascendeu cedo de mais e está a pagar por isso. No verão de 2010, Bébé deixou o Estrela da Amadora e ingressou no Vitória de Guimarães. Deu nas vistas e nem começou a jogar na liga. Foi, surpreendentemente, contratado pelo United por cerca de 9 milhões de euros. Mas, apesar de mostrar bons pormenores, nunca vingou. Jogou pelas reservas e foi emprestado ao Besiktas. Chega agora ao Rio Ave para começar de novo. Aos 22 anos ainda tem tempo.

Ronado não renova

Está para breve o fim da luta direta entre Messi e Ronaldo. O  astro português não pretenderá renovar pelo Real e, por muito que PSG, Milan, City ou Chelsea o queiram, o seu deseo deverá ser o regresso ao Manchester United.

No mercado

Diz-se (o  DN de hoje) que Boulahrouz e Pranijc estão no mercado. Acho bem. Ganham muito e nada trouxeram à equipa. O  Sporting não pode continuar a paga férias em Lisboa. É natural que, pelo menos,  Elias e Jeffrén sejam colocados no mercado, pela mesma razão.

Carriço

Tenho pena que Carriço deixe o Sporting. Lançado às feras demasiado novo, não evoluiu como deveria mas é um bom jogador para além de ter a mística do clube. É relacionado com o Sevilha e até com o Benfica.

Defendi

A Bola noticia hoje o alegado interesse do Sporting em Rodrigo Defendi. O brasileiro de 26 anos é um jogador interessante que já passou pelo Tottenham e pela Roma e desde que rescindiu com o Guimarães, por ter um ordenado demasiado alto, tem sido associado ao Vitória da Bahia. Será jogador à Sporting?

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bom Natal


Cabaz de Natal

 
Roberge, defesa-central, França , 25 anos, Marítimo - A Madeira parece ser espaço propício ao crescimento de bons centrais. Com experiência mas ainda sendo jovem, o francês poderia dar segurança à defesa leoninda. Seria um jogador barato e interessante até Pedro Mendes ou Nuno Reis estarem mais maduros.
André Leão, médio defensivo, Portugal , 27 anos, Paços de Ferreira - Seria uma opção mais válida do que Gelson e bem mais barata. É um jogador que merece palcos maiores.
Danilo Dias, médio ofensivo, Brasil , 27 anos, Marítimo - Faz-me lembrar, a espaços, Mossoró. É um jogador muito interessante.
Salim Cissé, avançado, Guiné Conacri, 19 anos, Académica - Aos 19 anos é um avançado possante e com grande margem de progressão.
Zé Eduardo, avançado, Brasil,  25 anos, Siena - É um avançado que já passou pelo Santos e Génova e esteve com um pé no Milan. Mesmo jovem, seria opção para o presente.
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Málaga

O FCP é favorito a seguir em frente na Champions. Com pouca experiência europeia, o Málaga pode ser uma equipa relativamente fácil de abater mesmo após uma boa primeira fase com boas prestações de Isco, Eliseu ou Duda. Treinado por Pellegrini, o Málaga ocupada a quarta posição, após um verão marcado por dificuldades financeiras que levaram à venda de Cazorla ao Arsenal. O clube recuperou a até veio a Portugal buscar Onyewu e Saviola. A estrela é Isco, um médio ofensivo de grande futuro mas o plantel, para além dos jogadores referidos tem estrelas como Demichelis, Toulalan, Joaquin ou Roque Santa Cruz. Um onze possível é: Willy, Gamez, Onyewu, Demichelis e Duda, Toulalan, Camacho, Isco e Eliseu, Santa Cruz e Saviola

Leverkusen

O Benfica também já conhece o adversário na Liga Europa: Bayer Leverkusen. Treinado pelo jovem Hyypia, antigo defesa do clube e, principalmente do Liverpool, o Leverkusen é uma equipa jovem e de grande qualidade. É segundo na Bundesliga e conta com muitos jogadores de classe como Kiessling, Schurle, Sam, Castro, Rolfes ou Bender. Será uma eliminatória difícil mas o Benfica, pelo plantel e história é favorito.

FCP defronta Málaga, Barcelona defronta Milan e Real Madrid terá que eliminar o United

José Mourinho voltará a bater-se com Alex Ferguson. Para seguir em frente na CL, o Real terá que eliminar o United numa eliminatória que promete. Este é um grande obstáculo no caminho da décima Champions do gigante madrileno. Embate de gigantes será também o Barcelona - Milan. Apesar de estar a subir de forma, o Milan, terá, ainda assim, poucas hipóteses de eliminar o Barça. O FCP, sobrevivente luso na prova, defronta o Málaga de Eliseu e Duda. Com mais experiência na Europa, os portugueses são favoritos. Os outros jogo são Celtic x Juventus, Galatasary x Shalke 04 e Shaktar x Dortmund.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CAN 13

De 19 de janeiro a 10 de fevereiro joga-se na África do Sul a 29.ª CAN, a Taça de África.
 
No Grupo A estará a equipa da casa, Angola, Cabo Verde e Marrocos. Sem estrelas de maior nós Bafana Bafana, aposto que serão as equipas de Marrocos e Angola a seguir em frente. Marrocos conta com estrelas como Chamakh (Arsenal), El Hamdoui (Fiorentina), Belhanda (Montpellier) , Tarabaat (QPR), Boussoufa (Anzhi) ou Labyad (Sporting) para além de valores sólidos como Kharja (Al Araby) ou Benatia (Udinese). Da liga portuguesa, para além de Labyad, deve ir Al Adoua do Guimarães.

Para o segundo posto aposto em Angola. Manucho (Valhadolid), Djalma (Kasimpaa) ou Nando Rafael (Fortuna Dusseldorf) são garantia de experiência e qualidade. De Portugal segue Mateus (Nacional). Mesmo jogando em casa não acredito na África do Sul. Em último deve ficar Cabo Verde onde Zé Luís do Braga, Héldon do Marítimo ou Djaniny do Olhanense são  jogadores a ter debaixo  de olho.
 
No Grupo B está o Gana dos irmãos Ayew (Jordan e Andre, filhos de Abedi Pele e sobrinhos do Ayew do Sporting), de Prince  Boateng (Milan), de Asamoah (Juventus) ou de Gyan, goleador de grannde qualidade que está a jogar nos Emirados Árabes Unidos. A estes, juntam-se homens de qualidade como Wakaso (Espanhol), Annan (Osasuna) ou Derek Boateng (Dnipro). Addy (Guimarães) é uma hipótese. O Mali de Maiga (West Ham) ou Sissoko (PSG) deve ficar à frente das modestas equipas do Niger e Congo de Mbokami (Anderlecht).
 
No Grupo C mora a Zâmbia, campeã em título que tudo fará para voltar a vencer. Mayuka (Southampton), Katongo (Henan) ou Mulenga (Utrecht) são as figuras. A Nigéria sem craques do calibre de Yekini, Kanu ou Okocha continua a ser uma equipa a considerar. Moses (Chelsea) e Martins (Levante) serão as estrelas maiores. O Burkina Faso de Plange (Sporting B) e a Etiópia fecham o grupo.
 
No Grupo D moram Togo, Algéria, Tunísia e Costa do Marfim. No Togo, destaca-se Adebayor que, após o atentado em Angola, há três anos, tem tido uma presença incerta na equipa. Suplente no Tottenham, o avançado poderá ter a oportunidade de se reiventar numa grande competição. Depois, duas equipas de grande qualidade da África Branca, mais europeizadas e menos inocentes do que outras equipas. Na Algéria, Belfodil, jovem do Parma, formado no Lyon será, quanto a mim a grande estrela. A ele, juntam-se, o também avançado Djebbour (Olympiakos), o médio Yebda (Granada, ex-Benfica) ou o defesa Mesbah (Milan). Na Tunísia, onde estará Soudani, do Guimarães e Benachour que já jogou em Portugal já não há grandes estrelas, pelo que aposta na Algéria e Costa do Marfim para a passagem à fase seguinte. A Costa do Marfim de Drogba é, para mim, a favorita à vitória final. Kolo Touré, Yaya Touré, Salomon Kalou, Gervinho ou L. Traoré dispensam apresentações. Mancini já pediu que  os seus jogadores não fossem à CAN.

Mercado - A ausência de jogadores africanos desfalcará várias equipas, principalmente na Europa. A liga francesa vive de muitos talentos, especialmente magrebinos, e há jogadores africanos de qualidade espalhados pelas várias ligas. O mercado de janeiro terá atenção a estas ausências que poderão gerar mais negócios ou empréstimos de curta duração.

Um onze - Num exercício de fantasia e deixando de fora muitos craques vejamos um possível onze que atesta bem da qualidade que estará presente: Khune, Eboué, Kolo Touré, Benatia e Mesbah; Yaya Touré, Prince Boateng e Labyad, Asamoah Gyan, Adebayor e Drogba.

Os que faltam - Muito talento fica de fora da prova. Basta lembrar os Camarões de Eto´o e o Senegal de Papiss Cissé e Demba Ba.

 

É só sofrer

Ainda não foi ontem que o Sporting venceu. Até começou melhor a adiantar-se por Van Wolfswinkel, com uma cabeçada colocada, à ponta de lança mas o Marítimo, vindo de uma goleada sofrida na Luz deu a volta. Xandão, à beira do fim, empatou. Viola destacou-se pela positiva, como Marcelo mas o destaque vai mesmo para mais um jogo de falhas defensivas e de passividade quase total. Dia 29 há jogo com o Paços, em casa.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Saídas e entradas

Prevê-se que janeiro seja de sangria no plantel. Godinho Lopes já avisou que o clube necessita de 45 milhões de euros até fim da época e grande parte desse valor terá que sair da equipa A. Na defesa, Xandão, suplente e pretendido pela Lázio sairá. Pereirinha (1 milhão?) e Arías (3 milhões?)  também são candidatos, logo haja ofertas. No meio, Gelson, caro para o que faz deve sair, tal como Elias, homem mais caro da história e pelo qual espero que o Anzhi ou outro clube rico pague uns 9 milhões. Izmailov deve mesmo sair, nem que fique em Portugal, Jeffrén (3 milhões?) não rende e ganha muito e Van Wolfswinkel (10 milhões?), divorciado dos golos e, portanto das bancadas pode ir para a Fiorentina. Sendo optimista, o Sporting pode encaixar uns 25/26 milhões.
Na porta de entrada terão que estar um central, um médio e um avançado, ou dois. A primeira medida deve passar por promover Pedro Mendes, Zezinho ou João Mário e Esgaio à equipa A para os lugares de Xandão, Gelson e Jeffrén. As contratações terão que ser baratas e nesse sentido Roberge, do Marítimo, seria boa opção para o eixo. Miguel Lopes pode chegar no negócio Izmailov para dar luta a Cédric, não sendo, no entanto uma prioridade. No meio, aprecio André Leão do Paços Ferreira, jogador feito, poderia compor o plantel. Na frente, fala-se em Kléber, amor antigo mas aí, não se pode vacilar. Fazem falta golos e esses pagam-se. Receber um jovem por empréstimo como Guidetti (City); apostar num veterano como Iaquinta (Juventus); lançar um craque sul americano como Riascos (Tijuana) ou promover o regresso de um goleador com provas dadas em Portugal como Baba (Sevilha) ou Nene (Cagliari) são hipoteses.

Vencer

Até ao fim do ano, o Sporting tem duas hipoteses de dar alguma alegria aos seus seguidores. Hoje joga nos Barreiros contra o Marítimo que, apesar de ter bons jogadores, foi goleado na Luz e dia 29, defronta o belo Rio Ave. São dois jogos dificeis, a contar para a Taça da Liga mas essenciais para restaurar alguma paz no seio do clube. Hoje aposto neste onze: Marcelo, Cédric, Boulahrouz, Dier e Insúa, Elias, Rinaudo e Labyad, Jeffrén, Van Wolfswinkel e Capel. Espero ver Esgaio e João Mário em ação.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PSG regressa ao topo

Um golo de Matuidi permitiu a vitória do PSG sobre o Lyon. Com a vitória, os parisienses subiram ao primeiro lugar com os mesmos pontos do que o Lyon e Marselha.

Kovacic

Jesualdo

Godinho Lopes confirmou  Jesualdo Ferreira como manager do Sporting. Em vez de afirmar que confiava em Vercauteren, disse que Jesualdo é o treinaddor de todas as equipas do Sporting. Ainda seem mostrar serviço, o belga terá os dias contados e penso que é óbvio que Jesualdo será o quarto treinador de uma época desastrosa. Jesualdo tem a experiência que penso que tem faltado mas não seia a minha escolha. É esperar para ver...

Zezinho e João Mário

Doi ver Gelson até mesmo Elias a jogarem na equipa A e a ganharem tanto quando há tanto talento na equipa B...Ainda ontem, Zezinho encheu o campo.

domingo, 16 de dezembro de 2012

B

No meio desta desgraça que se aposte em Bruma, João Mário, Pedro Mendes ou Zezinho. Pior não farão, recebem bem menos e sentem a camisola bem mais. Gelson, Boulahrouz ou Pranjic nada trazem ao clube...

Izmailov

Se for mesmo para o Dragão só um nome faz sentido para a troca: Rolando. Fucile também seria interessante mas só a chegada do central português tiraria o gosto a um negocio a la Moutinho....

Jesualdo

Parece que Jesualdo será o manager do Sporting. Será a terceira opção mas percebe de futebol, isso sem duvida. Menos úvidas restam de que, pior não pode fazer...Parece obvio que Franky nao sabe o que fazer deste Sporting e que Jesualdo, mais semana menos semana será treinador também...Dias negros.

sábado, 15 de dezembro de 2012

FARTO DESTA MERDA

O Sporting não faz uma jogada, não tem esquema nem onze tipo, não tem quem defenda ou sequer saiba marcar um penalty....

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bruma

Bruma pode ser o jogador mais rentável de sempre do Sporting. Tem um grande futuro e será um dos melhores jogadores do mundo. Espero que a sua possível transferencia para o City por 4 milhões seja piada.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Izmailov

Não creio que Izmailov saia para o FCP. Seria o fim de Godinho e não acredito já que o russo, minado por lesões, consiga dar muito ao futebol. A questão e que o Sporting deixou de ser atractivo. O que prendera Carrilo, Capel ou Labyad ao clube, a continuar assim?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Futuro

Correu mal o derby. Não haviam razoes objectivas para acreditar no contrario. O Sporting jogou meia hora e esqueceu-se de existir depois. O Sporting atravessa o pior momento da sua história e arrisca-se a que épocas destas se tornem normais. O projecto de Godinho falhou. Venha o próximo. E que se acerte ou não há futuro...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dia de derby

O Sporting voltou a conhecer o gosto da vitoria, batendo o Videoton por 2-1 com golos de Labyad e Viola. Hoje todos esperamos que continue a boa maré. O ónus esta no Benfica que luta pelo título e não no Sporting. Jogando em casa e apostando num bom onze, podemos sonhar com a vitoria. Não digo que não haja pressão e responsabilidade, digo que os nervos devem estar,sim, do lado do Benfica. Gostava de ver este onze: Patrício, Eric, Boulahrouz, Xandao e Insua, Elias e Rinaudo, Carrillo, Labyad e Viola, Van Wolfswinkel.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Hoje

Parece que o jogo com o Benfica é mesmo segundo. Pelo menos nada sei que contrarie esta ideia. Assim sendo, deve Vercauteren apostar num onze diferente daquele que previa usar? Penso que sim. Capel não aguenta jogar 90 minutos de semana a semana quanto mais de dois em dois e, de repento vejo outros homens que podem ser poupados como Insúa e Rinaudo. Afinal, o jogo com o Benfica não salva a época mas trata-se do eterno rivaal, num jogo em casa e na pior época de sempre. Não queremos mais humilhações. Eu apostaria num onze assim: Marcelo, Cédric, Boulahrouz, Xandão e  Rojo, Martins, Gélson e Labyad, Esgaio, Viola e Pranijc. Para segunda apostaria em: Patrício, Dier, Boulahrouz, Xandão e Insúa, Elias, Rinaudo e Labyad, Carrillo, Van Wolfswinkel e Capel. Num jogo em interesse, o interesse será ver Esgaio, figura da equipa B.

All you need is Love

Mais que tudo, o Sporting precisa de golos de voltar a ter um heroi goleador. Vagner Love seria esse homem. Pretendido pelo CSKA onde já jogou oito anos, o internacional brasileiro chegaria a Alvalade com 28 anos e muitos anos de bom futebol pela frente.

Nunca mais é janeiro - 11

Tenha boa impressão de Donk e Vleminckx, futebolistas do Brugges que ontem jogaram na Madeira. Penso que a liga belga está cheia de talentos e estes dois são apenas dois exemplos. Donk é um central holandês de grande qualidade e Vleminckx um avançado belga, com dotes de goleador.

Segundo lugar

O União da Madeira interrompeu a bela campanha por Sporting B. A derrota por 2-3 (bis de Bruma) custou o primeiro lugar à equipa B.

Adiado

Ao  Sporting tudo acontece. Quando se preparava para disputar um jogo que para nada servia, a chuva impediu o começo do jogo e, mais tarde, levou ao adiamento do mesmo. O Sporting - Videoton joga-se hoje. O problema é que, assim sendo, o Sporting quer jogar contra o Benfica apenas na terça-feira. Está instalada a polémica.
O onze escolhido era: Marcelo, Cédric, Boulahrouz, Xandão e Insúa, Martins, Rinaudo e Labyad, Esgaio, Viola e Capel.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Esquerda e centro

Leio nos jornais desportivos que Vercauteren vê, e bem, Pranjic como médio e que assim sendo o Sporting precisa de um lateral esquerdo. O Sporting tem dois grandes laterais esquerdos: Insúa e Rojo. Fazem falta é dois centrais...

Honra

O Sporting tem hoje um jogo treino com o Videoton. Suponho que as bancadas estejam vazias mas os milhões de olhos que estarão atentos ao jogo pela televisão querem uma vitória e uma exibição com garra. O Sporting foi goleada na Hungria há dois meses e um dia e hoje joga apenas pela sua honra. Vercauteren deve poupar alguns jogadores tendo em vista o jogo com Benfica na segunda e é prevísivel que Gelson, Martins ou Viola sejam titulares. Aposto num onze assim: Marcelo, Cédric, Boulahrouz, Xandão e Insúa; Elias, Gélson e Martins; Labyad, Viola e Capel.

Chelsea e Benfica caem na Champions

PSG, FCP, Shalke 04, Arsenal, Borussia Dortmund, Real Madrid, Málaga, Milan, Juventus, Shaktar, Bayern, Valência, Barcelona, Celtic, Manchester United e Galatasary seguem em frente para a segunda fase da Champions. Pelo caminho ficou o campeão em título, o Chelsea e o Benfica, perdulário ante um Barcelona a jogar com muitos jovens.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Nunca mais é janeiro - 10

Goleador mal aproveitado na Europa, Humberto Suazo, chileno de 31 anos seria um  belo reforço.

Nunca mais é janeiro - 9

Já referenciado pelo Benfica, Matías Rodriguez é um defesa-direito de qualidade. Cédric, Dier e Arías ainda não dão garantias e o argentino a jogar no Chile seria uma opção viável e barata.

Pages - Menu

Followers