quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

M49

José Mourinho faz hoje 49 anos. Estará ainda aziado com a derrota de ontem, mas, em jeito de balanço, a carreira de Mourinho é brilhante e o português fica para a história como um dos melhores de sempre. Depois de ser observado, tradutor e adjunto de Robson, no Sporting, FCP e Barcelona, Mourinho ficou na Catalunha na equipa técnica de Van Gaal. Foi nessa altura, em 2000, que o Benfica apostou nele com sucesso.
Mourinho ter-se-há recusado a ser uma solução temporária e, sem um contrato à altura da sua qualidade, mudou-se para a União de Leiria onde formou e orientou uma equipa onde brilhavm Maciel,Derlei ou Nuno Valente.
Seguiram-se três anos de glória no FCP onde venceu ligas portuguesas, Taça UEFA e Liga dos Campeões com uma brilhante equipa onde atuavam Baía, Ferreira, Carvalho, Maniche, Deco, Costinha ou McCarthy.
Em 2004, seguiu-se a aventura Chelsea. Cinquenta anos depois, fez dos blues campeões ingleses, deu nova vida a Terry e Lampard e contratou jogadores desconhecidos que transformou em estrelas planetárias como Cech ou Drogba.
Abramovich dispensou-o e o Inter de Milão agradeceu. Venceu a Champions com uma equipa quase banal e tornou-se uma lenda que rivaliza com Helenio Herrera.
Aterrou em Madrid decidido a completar o top três das ligas europeias no maior clube do mundo. Tem falhado graças ao Barça mas continua na Champions e é líder da liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages - Menu

Followers