quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Sporting a 1 de Setembro de 2011

Memória
Há um ano tínhamos Liedson,Postiga e Saleiro e, aguardámos, em vão, pela vinda de um pinheiro pedido por Paulo Sérgio. Em Janeiro, até se falou em Zigic e Samaras mas não veio ninguém e até saiu Liedson. Pois bem. Tenhamos memória. Este ano contratámos Van Wolfswinkel que, ainda não mostrou nada mas é um goleador que, quanto a mim, pode "acordar" a qualquer altura; contratámos Bojinov, um craque de carreira internacional e, ainda, o miúdo Rubio, que tem presente e futuro de estrela. Objectivamente, estamos bem melhor do que em Janeiro e só não estamos melhor do que em Agosto de 2010 porque ainda não sabemos se Rocky e Bojinov serão tão mortais como era Liedson. Objectivamente, temos três bons avançados. Se eu ontem estive colado ao PC à espera que anunciassem um 9 de nome feito? Sim, claro! Mas o sonho faz parte do jogo, ou não?
Postiga e Yannick
Hélder Postiga saiu para o Saragoça por meio-milhão de euros. Sempre admirei Postiga mas a falta de golos irritava-me, como a todos os sportinguistas. Daí até se vender um titular da selecção por meio milhão de euros, sem trazer substítuto...Já a venda de Yannick, poderia ter sido por meio milhão que eu ficava feliz. Acredito que seja sportinguista e que tenha sempre dado o seu melhor mas julgo que não é o jogador que o Sporting necessita para ser campeão. Boa sorte aos dois.
Portugueses
Saíram dois portugueses e essa nacionalidade está pouco representada no plantel. Costumo dizer que, para portugueses, já bastam os 40 mil que devem estar na bancada de Alvalade mas, gostava que, num clube formador, tivesse mais gente das escolas e mais portugueses. Neste momento, temos Patrício,Tiago,Pereira,Pereirinha,Carriço, Martins e Santos. É pouco. Mas se a equipa tiver sucesso, essa será uma questão secundária.
O factor Elias
Elias foi a mais cara contratação de sempre. Não sei se vale o valor pago mas sei que é um grande jogador e acredito piamente que, com ele em campo, o Sporting será muito melhor. Elias ajudará a defesa, o meio-campo e o ataque. Todo o jogo passará por ele. Temo apenas, que a pressão do valor do negócio se abata sobre ele.
Os centrais
A maior desilusão do plantel é não ter dois centrais de categoria mundial. Polga tem estado bem mas não é o craque que se quer. Carriço ainda pode evoluir mas julgo que se deve sentar no banco. Rodriguez é bom, mas não é excelente. Onyewu é um bom jogador mas ainda busca o seu ritmo. Penso que a dupla menos má será Rodriguez/Onyewu mas não confio nela a cem por cento. Um bom central tem que sair a jogar e tem que marcar golos, para além de defender muito bem.
Afinal como é que fica o plantel?
Na baliza temos Patrício,Marcelo e Tiago. Nas alas defensivas, Pereira,Pereirinha,Arias,Evaldo e Insúa. No centro, os nomes já falados. No meio-campo, Rinaudo,Elias,Schaars,Santos,Martins,Aguiar e Matías. Nas alas, Jeffren,Izmailov,Capel e Carrillo. No ataque, os três já falados.
A minha equipa
O Sporting tem fragilidades defensivas. Assim sendo, apostaria num meio-campo forte como tínhamos em 2000 como Duscher,Vidigal e Delfim. Este ano, Santos ou Rinaudo mais atrás, Schaars e Elias à frente. Em casa, com equipas mais fracas, poderiam jogar a dez, Izmailov ou Matías. Atrás jogariam Patrício,Pereira,Rodriguez,Onyewu e Insúa. As subidas dos laterais são essenciais no futebol actual. Na frente, Izmailov na direita e Capel na esquerda a apoiar Bojinov. Izmailov seria extremo e dez e Capel seria o homem para desiquilibrar. Bojinov joga bem de costas para a baliza e pode servir os médios para rematarem (Santos,Rinaudo,Schaars e Elias rematam muito bem) e poderia lançar os alas. Com esta opção teriamos sempre Jeffren fresco pronto a lançar.
Agora é apoiar
Este é o plantel. É hora de apoiar.

3 comentários:

Pages - Menu

Followers