terça-feira, 2 de agosto de 2011

O renascer do Calcio

A história do futebol em Itália é riquíssima. Feita de grandes equipas, grandes jogadores e de títulos. Muitos títulos. Ao longo de décadas de futebol, clubes como Milan, Inter ou Juventus, ganharam destaque como gigantes da Europa.
O Milan, que ganhou fôlego e mais títulos desde que Berlusconi lá chegou, contava já com muitas conquistas e com homens do calibre de Nordhal, Mazzola, Boffi ou Rivera. Depois de Berlusconi, Sacchi, Cappello e Ancelotti ao lema de craques como Maldini, Baresi,Van Basten, Gullitt, Albertini, Boban,Massaro,Weah ou Shevchenko, o clube do Norte, ganhou tudo.

Da mesma cidade, o Inter renasceu na última década com os campeonatos ganhos por Mancini e, principalmente com a Liga dos Campeões vencida por Mourinho. No passado, Helenio Herrera, sábio treinador destaca-se. Meazza, Bergomi, Fachetti ou Suarez são alguns dos milhares de jogadores de eleição que passaram pelo Inter.

Este tridente de gigantes, completa-se com a Juventus. A Vechia Signora ganhou fama nos anos 30 graças a homens como Orsi, Ferrari ou Monti. Nos anos 60 teve Boniperti, nos 70, Bettega.Nos anos 80, teve Boniek e Platini. Nos 90, apareceu Del Piero que jogava com Ravanelli,Vialli,Baggio, entre tantos outros. Juntam-se a estes, equipas italianas que foram gigantes, em algumas épocas. O Nápoles de Maradona, a Sampdória de Vialli, a Roma de Falcao ou a Lazio de Eriksson.

Mas o calcio deu em caos, nos anos 2000, quando, se descobriram profundas irregularidades e a Juventus foi parar à segunda divisão e várias equipas começaram a liga com pontos negativos. O calcio, visto como chato e defensivo, começou a cair na preferência dos jogadores internacionais que começaram a preferir Inglaterra e Espanha. Mas, em 2006, a Itália foi, de novo campeã do Mundo, e deu um sinal que não laragria o seu posto como potência europeia.

Depois de alguns anos de adormecimento, o Calcio está a dar sinais que está de regresso à elite. Depois da conquista da Liga dos Campeões pelo Inter há dois anos, os investimentos em nobvos jogadores têm aumentado substancialmente.

O campeão Milan comprou no ano passado, Robinho, Boateng e Ibra. Este ano, já contratou Méxes e Taiwo e pretende um médio de classe mundial. A Juve, afastada do título há uns anos tem aberto os cordões e já contratou Vucinic, Vidal, Pazienza,Pirlo ou Lichsteiner. E ainda quer roubar Vargas à Fiorentina. O Inter pode até perder Eto´o e Sneijder para Manchester mas já tem os olhos em Nasri e Tevez. A Roma de Luis Enrique já tem Bojan e ainda quer Nilmar. O campeão Nápoles aposta no regresso á Champions e já contratou Inler, Britos e Dzemaili. Em Itália gastaram-se, até hoje, 367 milhões de euros, bem mais do que os 287 de Inglaterra e 230 de Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages - Menu

Followers