Começa hoje a Copa América 2011. O equivalente americano ao Campeonato da Europa, já viveu tempos onde as selecções, por força das suas estrelas jogarem na Europa, e, a esta altura os trabalhos já terem começado, levavam as equipas B. Este ano não. A equipa da casa, a Argentina terá Messi, o melhor jogador da actualidade e, ainda, craques como Tevez ou Aguero, e o Brasil, arqui-rival, leva Neymar, Pato e Robinho. Só falta Kaká, em baixo de forma e Ronaldinho, por opção.
História
Esta será a 43.ª edição da prova (a última foi na Venezuela em 2007 e a próxima será no Brasil, um ano depois do Mundial 2014). A competição é a mais antiga entre selecções tendo sido disputada, pela primeira vez, na Argentina, em 1916. A Argentina, anfitriã e favorita, e o Uruguai, semi-finalista do Mundial do ano passado, têm, cada 14 Copas cada um seguidos pelo Brasil que venceu por 8 vezes. A Argentina ganha também no número de vezes que organizou a prova: 9.
Os portugueses
Em termos de jogadores a actuar em Portugal, acredito que só Luisão (Brasil/Benfica) poderá sonhar com a vitória final. Para além dele vão os uruguaios Maxi do Benfica e os portistas Pereira e Rodriguez. Na Colômbia jogarão Falcao e Guarín, estrelas do FCP. No Perú, os sportinguistas Rodriguez e Carrillo e no Chile, o companheiro de equipa destes, Matías. Menos conhecido estará Bolívia, da Naval, que joga pela Bolívia. A estes acrescentam-se os que já cá jogaram com Di María que, há um ano, trocou o Benfica pelo Real e os que cá podem vir parar como Garay que pode fazer o percurso inverso.
O foco estará em dois homes: Messi e Neymar. Messi é o melhor do mundo mas é criticado por não jogar com tanta genialidade na selecção como o faz no Barça, que conhece desde os 14 anos. Sendo quase mais cataão que argentino, Messi tem uma oportunidade de ouro de ser a estrela da companhia e de levar ao colo a sua selecção como faz com o Barcelona. Se o fizer, pode passar a ser amado na selecção como o é no Barça. Já Neymar prepara-se para entrar na luta com Messi e Ronaldo pelo título de melhor dos melhores e quererá mostrar-se na competição que está destinada a ser de Messi.
Na Argentina há homens de grande qualidade como Biglia que se querem mostrar; outros como Diego Milito que querem renascer e outros como Tevez que se mostram sempre melhor na selecção do que nos clubes.
No Brasil, há uma geração de ouro que pode aqui explodir: Ganso, Lucas e Neymar. Mas quase todas as equipas têm craques. Vejamos: Sanchez e Matías no Chile, Forlán no Uruguai, James e Falcao na Colombia, Valência no Equador e muitos, muitos mais.
O James ão irá á Copa América, amigo.
ResponderEliminarSerá Falcão e Guarin, já que James vai ao mundial sub-20 como capitão da selecção colombiana daqui a pouco tempo.
Abraços
Tem toda a razão amigo Miguel, o James vai para o Campeonato do Mundo. Obrigado e um abraço!
ResponderEliminarPelo post, Francisco, mostra um grande conhecimento sobre o futebol do meu continente! :)
ResponderEliminarPreciso só discordar que essa copa esteja destinada ao Messi, são 16 anos sem conquistas internacionais da Argentina, venceremos mais essa hahahaha. Brincadeiras a parte, estou animado para que esse ano não seja uma competição voltada apenas para Brasil e Argentina, as outras seleções vem chegando bem. Paraguai fez um bom mundial, Chile tem seus craques como você mesmo disse. Uruguai vem renascendo, e aposto mais em Cavani e em Suarez do que no proprio Forlan. Colombia também tem crescido muito. Enfim, espero por uma boa competição. Mas se Mano falhar, não sei se ele se aguenta no cargo, embora Scolari também tenha falhado na Copa America, e acabou campeão do mundo.
Ah, gostaria de poder ver Hernanes, Hulk e Marcelo nessa equipe. Mas não da pra reclamar, é a hora de Neymar provar que não é um novo Robinho, e de Ganso se firmar de vez no futebol mundial, se não se lesionar, acredito que vá ser melhor do que Neymar. Lucas corre por fora, vai ser grande, mas ainda esta muito verde.
ResponderEliminar