terça-feira, 17 de maio de 2011

Futre

Paulo Futre é dos melhores jogadores da história do nosso futebol. Melhores, para mim, só três: Eusébio,Ronaldo e Figo. Tem ainda o mérito de ter sido o primeiro português a ter sucesso esmagador no estrangeiro abrindo caminho para Figo,Rui Costa,Fernando Couto ou Paulo Sousa. Passados vinte anos, Futre volta a estar na berra após a sua caricata mas inteligente participação nas eleições do Sporting.


Foi justamente no Sporting que Futre, homem do Montijo, nasceu para o futebol. Depois das camadas jovens, estrou-se em 1983. No ano seguinte rumou ao FCP para vencer a Liga dos Campeões. Jogou lá três anos antes do Atlético o ter vindo buscar. Foram cinco anos e meio de sonho. Regressou depois a Lisboa para jogar pelo Benfica. Lado a lado com João Pinto e Rui Costa.

No ano seguinte chegou a Marselha mas só la esteve um ano. Seguiram-se dois anos de Reggiana (com Rui Águas) e um de Milan onde foi campeão ao lado de Weah, Boban, Savicevic, Baggio ou Baresi. Em 1996 foi para o West Ham (onde crescia Lampard) onde não lhe quiseram dar a prometida camisa 10.
Enfiou a 16 pela cabeça do presidente e virou costas. Regressou a Madrid mas sem o mesmo fulgor. Jogou ainda, um ano no Japão. Um dos melhores extremos de sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages - Menu

Followers