segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os portugueses não se dão bem na Rússia

Parece que Bruno Alves e Fernando Meira estão fartos da Rússia e querem vir-se embora. No caso de Meira, nos anos finais da carreira, até se entende. O central já foi falado para o Sporting e Lazio e mercado não lhe falta. Penso que o Zenit não se irá opor à saída mas, no caso de Alves, as coisas mudam de figura.
O antigo capitão do FC Porto mudou-se para o Zenit há algumas semanas e custou 22 milhões de euros. Mesmo que o Zenit o venda por, imagine-se, 23 milhões, o clube russo não ficará contente por ter feito um esforço financeiro e negocial em vão.
Estas situações não são novas. Quase todos os portugueses falharam na Rússia. No projecto do Dinamo de Moscovo, Jorge Ribeiro, Luís Loureiro, Costinha, Maniche ou Cícero ( e ainda os brasileiros Thiago Silva, hoje no Milan e Derleir) não se aguentaram muito tempo.
Um país demasiado distante, as baixas temperaturas e a difícil língua podem explicar. A vontade de ganhar muito dinheiro terá que ser prudente, não basta ver o ordenado, é preciso conhecer minimamente o país para onde se vai ou...aguentar as consequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages - Menu

Followers