quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Mundial é europeu


Como é costume, o Mundial será decidido por europeus.
Neste Mundial africano, o Gana até chegou aos quartos; os sul-americano até eram metade das equipas dessa mesma mas fase,  mas, a final será entre europeus. A Holanda deixou pelo caminho o Uruguai e hoje Espanha e Alemanha decidem quem será o outro finalista.
Como na edição passada, a supremacia é europeia. Em 2006 defrontaram-se França e Itália. Em 2002, a Alemanha foi à final; em 1998 a França; em 1994 a Itália. De África vêm grandes jogadores; da América do Sul vêm os lendários brasileiros (penta) e argentinos mas, a supremacia continua a ser europeia.

3 comentários:

  1. Agradeço que meu Brasil foge a regra, e apesar de ser Sul-Americano, figura em 3 finais dos ultimos 5 mundiais. Espero que ele recupere logo o antigo brilho. Fico feliz de uma seleção Europeia vencer pela primeira vez uma copa fora do seu continente, isso derruba os chatos das teorias da conspiração, que dizem que toda copa é "armada".
    É bom ver Paraguai, Uruguai, Chile, Gana, Holanda, Espanha e Portugal fazendo um bom papel na copa, para o futebol ficar ainda mais bonito deve-se mesmo haver mais competitividade, e não a concentração de poder nas mãos de Brasil, Itália, Alemanha e por vezes Argentina. Inglaterra e França são um caso a parte.
    Qual tua opinião quanto a isso? Não sei se minha visão é a melhor.
    Abraços, caro amigo.

    ResponderEliminar
  2. O Brasil tem um papel muito especial. Sem Brasil não há Copa do Mundo. Basta pensar um segundo e me lembro de Vavá, Pelé, Garrincha, Amarildo, Romário, Ronaldo ou Bebeto. Eles são parte da história do futebol. Por isso, o Brasil de Dunga foi um insulto ao nome do futebol brasileiro. Ser mais moderno entendo. Matar a criatividade do jogador brasileiro é crime.
    É verdade. Será um time europeu a vencer a copa e será a primeira vez fora do seu continente.
    Concordo que, para um Mundial perfeito, os grandes países devem estar a 100% para dar em jogos melhores mas sabemos que é difícil. Este ano está bem a Holanda, a Espanha e a Alemanha e esteve mal a França, Inglaterra e Itália. Com todos fortes seria uma super-copa!
    Mas, a fraqueza destas potências permitiu que equipas como o Gana, Paraguai ou Uruguai se mostrassem.
    Respondi a você, Luís?
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Francisco, como sempre tens uma ótima visão sobre o futebol, clara e imparcial, por isso gosto do blog. Me respondeu sim, muito obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Pages - Menu

Followers