terça-feira, 29 de junho de 2010

Lançamento


Portugal regressa hoje à Cidade do Cabo para defrontar a Espanha. Na mesma cidade onde esmagou a Coreia do Norte e com a mesma chuva, os países da "Jangada de Pedra" encontram-se para decidir a passagem aos quartos-de-final.
A Espanha, segunda do Ranking FIFA, campeã da Europa e equipa com melhor futebol praticado até este Mundial parece ser favorita. Mas Portugal, que se tem mostrado uma equipa inteligente e adaptável às características de cada adversário, terá uma palavra a dizer. E isto não é apenas patriotismo. Com Cristiano Ronaldo, Simão ou Meireles em dia sim, as hipóteses de vencer Espanha são bem realistas.
Espanha
A equipa espanhola deve jogar com Casillas, um dos melhores do Mundo na baliza. Nas alas, Ramos sobe muito e pode ser apanhado por Simão em contra-pé; na esquerda, Capdevilla é o elo mais fraco e Ronaldo pode dar-lhe muito trabalho. No centro a dupla Piqué/Puyol está rotinada mas penso que com Liedson a fazer o seu trabalho de desgaste, podem surgir espaços nas alas.

No meio-campo devem jogar três homens. Busquets, Xavi e Xabi são recuperadores de bola exímios mas são ainda melhores construtores de jogo. Destaque para Xavi, para o seu bom remate e capacidade de transformar em golo, bolas paradas.

Na frente, Iniesta é um vagabundo nas alas e descai para o centro. É a par de Xavi e Villa, o melhor jogador e não se lhe pode dar espaço. Torres vem de lesão e tem estado em baixa forma, mas sendo um dos melhore avançados do Mundo pode "acordar" a qualquer hora e esse será o perigo maior. Quem tem brilhado é Villa, o melhor espanhol e um diabo à solta. Parar Villa será determinante para uma vitória.
Portugal
O nosso seleccionador tem surpreendido a cada jogo na constituição do onze titular. Na baliza mantem-se o invicto Eduardo. Nas alas, Miguel, conhecedor do futebol espanhol e colega de Villa, Mata e Silva pode ter um papel importante. Coentrão é dos melhores portugueses na prova e, não tendo medo ante do Brasil, é de esperar que se mantenha sereno. No centro, Carvalho e Alves são pouco móveis mas são mestres a posicioonarem-se. Terão que ser perfeito para anular Villa.

No meio-campo há dúvidas. Mas aposto num meio-campo trabalhador com Pepe, Meireles e Tiago. Mendes é mais lento do que Pepe e o jogador do Real conhece melhor os jogadores adversários, Meireles é intocável e Tiago deve manter-se. Fez grande jogo contra a Coreia, joga em Espanha e defende mais do que Deco. O combate com Xavi e Xabi será muito importante.

No ataque há a hipótese de se jogar sem avançado para confundir as marcações. Jogariam então Simão, Danny e Ronaldo. No entanto, penso que a entrada de Liedson seria o melhor. Liedson é o único português com faro de golo, que é um homem de área e, além disso, é também muito móvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages - Menu

Followers