sexta-feira, 18 de junho de 2010

Elogio

Com a prevísivel queda da Espanha, colocada num pedestal que mereceu mas onde não se conseguiria manter muito mais tempo. Com um Brasil militarizado e quadrado imposto pelas vistas curtas de Dunga. Com França,Inglaterra, Portugal e Itália vulgares. Com a Alemanha poderosa mas sem poesia, só uma equipa entusiasma os adeptos do bom futebol: a Argentina.
É bem verdade que Maradona é uma lenda dentro do campo e que só é respeitado e seguido pelos seus jogadores porque, estes cresceram com aquela figura na TV, a ser endeusada pelos argentinos, mas, a Argentina de Maradona é a equipa que melhor futebol joga neste Mundial e aquela com mais hipóteses de levantar o troféu a 11 de Julho.
Ontem, na baliza adversária, não estava um guarda-redes com poderes sobrenaturais como o nigeriano, e, mesmo sem la brujita Véron, a Argentina esmagou a Coreia do Sul por 4-1. Na baliza, o sereno gigante Romero; Samuel, renascido graças a Mourinho não repetiu a boa exibição da primeira jornada porque se lesionou cedo, mas Burdisso da Roma cumpriu. DeMichelis esteve, mais uma vez, gelado, uma rocha hoje com uma falha. Nas alas, Jonás e Heinze subiram e apoiaram sempre o ataque. No meio, Mascherano, capitão, aos 26 anos, dominou o terreno, libertando Di María e Maxi para o apoio a um tridente de luxo: Tevez, Messi e Heinze. Cedo, um azar do avançado Park, colocou a Argentina na frente com um auto-golo. A bola bateu no jogador do Mónaco e entrou. Antes do intervalo, Higuain fez o segundo. Ao intervalo, 2-1 após erro defensivo argentino.
Na segunda parte, a classe de Messi e principalmente Carlitos Tévez lançaram a Argentina para a frente mas foi Higuain a marcar mais duas vezes. O avançado do Real Madrid marcou três vezes à boca da baliza tornando-se no melhor marcador da competição.
Maradona deixou de fora Cambiasso, Lucho ou Zanetti mas uma equipa que joga com esta poesia não é ruto do acaso. O que se vê na equipa das Pampas não é uma série de estrelas a tentarem resolver o jogo sozinhas mas sim um refinado e delicioso futebol-arte colectivo.

1 comentário:

  1. Olá, tudo bom? Obrigado pela explicação, me esclareceu tudo. Antes eu pensava que o Porto, por conta dos relativamente recentes sucessos da era Mourinho, mas pelo visto o Benfica é como o Olympique de Marselha na França, e o Porto seria mais como o Lyon, certo!? Aqui no Brasil os grandes preferidos são Flamengo e Corinthians, como todo mundo sabe. E falando nisso, precisamos trocar nossas camisas!

    Já quanto a Argentina, concordo com seu texto, mas espero com toda sinceridade, que você esteja errado hahaha.

    ResponderEliminar

Pages - Menu

Followers