terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fiorentina: viagem a um grande clube

Batigol
Di Livio nas divisões inferiores

Rui Costa com a Taça de Itália


Fico feliz por receber em minha casa hoje um grande clube com a Fiorentina. É das equipas que mais admiro em Itália. Joga numa das mais bonitas cidades do Mundo, tem um fidelíssimo grupo de adeptos e teve na sua história enormes jogadores como Rui Costa, Roberto Baggio ou Batistuta, o famoso Batigol.



O clube viola nasceu a 26 de Agosto de 1926 e, em 2002 foi refundada na sequência de graves problemas financeiros. Nessa Florentia Viola nascida nos anos 200o jogava o grande Di Livio que teve a coragem e o amor ao clube de jogar por ele nos distritais após uma grande carreira, com muitos anos na Juventus.



Em termos europeus venceu o mesmo que o Sporting: uma Taça das Taças em 1961. Venceu dois campeonatos italianos, seis taças de Itália e uma Supertaça. Mas, mais do que o palmarés o que salta à vista são os bravíssimos jogadores da história do clube.



Giancarlo Antognini, campeão do Mundo pela Itália em 82, e o jogador com mais jogos pelo clube é um dos melhores da sua história. Campeões do Mundo no mesmo ano foram Vierchwood, Massaro, Galli e Graziani.



Nos estrangeiros, Dunga, campeão do Mundo em 94, foi outro dos grandes jogadores que passaram por Florença, Rui Costa que lá passou maior parte da carreira foi um dos melhores dez de sempre do clube.



Mas, da Argentina vieram os melhores estrangeiros da história viola: Daniel Passarella e Gabriel Batistuta. O avançado que, para ser campeão teve que jogar na Roma e , ainda passou pelo Inter, jogou 269 vezes pela Fiorentina marcando 168 golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages - Menu

Followers