sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bom 2012!

Ederson já em Janeiro?

Teremos um novo dez já para a semana?

Ancelotti apresentado

Carlo Ancelotti é, oficialmente, o novo treinador do PSG. Espera-se que dê uma nova solidez à equipa. Quanto a novas contratações, fala-se em Pato,Drogba,Malouda,Kaká e Alex...

O regresso do Rei

Ao que tudo indica, Titi Henry voltará a envergar a camisola do Arsenal. O melhor marcador da história dos Gunners jogará, emprestado pelo NY Red Bulls, por dois meses, fazendo uma dupla de sonho com Van Persie. Henry de 34 anos, jogou pelo Arsenal de 1999 até 2007.

Bale no Barça em 2012/2013

O Barcelona está a preparar uma equipa ainda mais perfeita. Se há lugares no onze que podem ser ainda melhores, o de lateral-esquerdo é um deles. Abidal, Maxwell ou Adriano são bons jogadores mas se Bale aterrar em Camp Nou, será uma asa esquerda de outro mundo.
Guardiola pode até apostar numa defesa a três com Daniel Alves e Bale como "carrileros". A proposta catalã deve ser da ordem dos 30 milhões e o Tottenham tem a vantagem de não o vender a clube rival da mesma cidade ou liga.

Quem falta?

Depois de Renato Neto e Xandão quem mais chegará ao Sporting?
Godinho Lopes já disse que há pouco dinheiro para reforços e os que chegarem devem ser repescados dos seus empréstimos (Wilson Eduardo? Adrien Silva?) ou emprestados. Esperemos pois que, nas listas de empréstimos haja um ponta-de-lança para se juntar ao Sporting. Lembro-me, por exemplo, de Inzaghi, que o Milan quer emprestar ao Espanhol...

Xandão chega para a semana

Parece ser já uma certeza: Xandão será jogador do Sporting por empréstimo do São Paulo. O central que faz 24 anos em Fevereiro, é dado como certo no Sporting pela imprensa brasileira e portuguesa e espera-se que se assuma como o parceiro de Onyewu no centro da defesa. Alexandre Reame tem 193 cm e 88 quilos e começou no Guarani, passando pelo Atlético Paranaense, Fluminense e Grêmio Barueri antes de chegar ao São Paulo.
Ao que parece os adeptos do São Paulo não terão muitas saudades dele mas só em campo é que os sportinguistas poderão avaliar o reforço. Veremos.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Portugal: os melhores de 2011

Artur-O goleiro brasileiro começou 2010/2011 como suplente de Felipe. Só no início do ano de 2011 é que se afirmou como titular e figura maior do Braga, finalista da Liga Europa. Dado como promessa eleitoral do presidente do Sporting, Artur mudou-se sim para a Luz onde é o guarda-redes com mais qualidade desde Preud'homme.
Maxi-É o melhor lateral-direito a jogar em Portugal. Defende e ataca com garra e não é à toa que é adorado pela Luz.
Pereira-É um dos jogadores mais interessantes da nossa liga. O Chelsea já o quis levar e não surpreende que se mude para um colosso europeu em breve. Defende e ataca com igual classe.
Luisão-Ano após ano continua a liderar a defesa do Benfica com class. Marca golos e faz parte dos convocados regulares do Brasil.
Onyewu-Devolveu alguma tranquilidade à defesa do Sporting. E já marcou dois golos.
Moutinho-Aguentou a pressão da mudança para o FCP e tornou-se o seu patrão.
Aimar-O melhor dez a jogar em Portugal desde Deco.
Schaars-Um oito de classe mundial que pensa o jogo e que, penso, que terá um futuro próximo em Itália ou Inglaterra.
Hulk-Não é um prodigio de técnica mas é uma força da natureza que marca e marca.
Falcao-Um dos melhores matadores do mundo. Num clube de topo continuaria imbatível. Foi o melhor marcador da Liga Europa e um dos melhores avançados que o FCP já viu com a sua camisola.

Alan-A alma do Braga. Encontrou no Minho um clube à sua medida onde é capitaão e líder.Nos seus golos e assistências reside a força do clube.

Xandão perto do Sporting?

Diz o Artte do Futebol. Recorde-se que o central já tinha sido hipótese quando Paulo Sérgio era treinador mas, na altura, havia chegado ao São Paulo há pouco tempo e seria caro.

Ninis para 2012/2013

Sotiris Ninis, o Messi grego, está em fim de contrato com o Panathinaikos e pode ser reforço sportinguista para a próxima temporada. Falado no início do ano, Ninis é um jogador que conhece bem Carlos Freitas, com quem trabalhou em Atenas. Esperemos que essa relação seja decisiva.
Depois de Ederson, o próximo defeso será de craques a custo zero?

Izmailov,Matías e Jeffrén já treinam

Para além de Renato Neto, a Academia já viu mais três reforços a trabalhar: Marat Izmailov, Matías Fernandez e Jeffrén. O russo é, quanto a mim, o melhor jogador do Sporting dos últimos anos e, em forma, pode ser o coração da equipa. Vejo-o a formar um trio de luxo com Schaars e Elias. Matías é um jogador que não aguenta 90 minutos e que, para mim, não ficará na Europa muito mais tempo mas, quando está inspirado é uma delícia vê-lo. Já Jeffren penso que tem tudo para ser o melhor extremo do clube. Com estes três de volta o Sporting terá um onze mais forte e um banco com soluções e não com jogadores para preencher a ficha de jogo.

Borriello

Marco Borriello é um caso algo estranho.
 Jogou bem no Milan mas com as chegadas de Robinho e Ibra acabou emprestado à Roma. Na Roma até se deu bem na época passada,  mas esta, com a chegada de Osvaldo, perdeu espaço. A sua carreira, ao que tudo indica, continuará na Juventus que, apesar de ter Vucinic, Matri, Iaquinta, Amauri ou Quagliarella não tem um matador.
A verdade é que, quando joga, Borriello...marca.

Será Miranda o escolhido?

Alguns blogues noticiam que Miranda, internacional brasileiro pouco utilizado no Atlético de Madrid, pode ser o central escolhido pelo Sporting. João Miranda tem 27 anos e chegou a Madrid no início da época, após seis anos no São Paulo onde teve sucesso. Miranda, pela qualidade, seria um belo parceiro para Onyewu e as relações com o Atlético são ótimas, basta lembrar os negócios Elias e Pongolle.
O defesa está a ser seguido, também, por clubes brasileiros como o Internacional.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nacional é o que nos separa do Jamor

O adversário do Sporting nas meias da Taça de Portugal é o Nacional. A 11 de Janeiro, o Sporting recebe os madeirenses e no início de Fevereiro joga fora.

Desafio aos leitores

Abramovich terá 180 milhões de euros para gastar no reforço do plantel do Chelsea. Sabendo que devem chegar um defesa-central, um dez, um extremo e um avançado, que reforços escolheria o leitor?
Eu, por exemplo, apontaria para Cahill (Bolton, cerca de 15 milhões); Sneijder (Inter, cerca de 40 milhões); Gotze (Dortmund, cerca de 50 milhões) e Cavani (Nápoles, cerca de 60 milhões).
E vocês?

Pato à Paris

O PSG está disposto a inaugurar uma era de ouro na sua história e após ter contratado bons jogadores como Bisevac, Matuidi ou Gameiro, vira-se para jogadores geniais para juntar a Pastore. Kaká é falado mas o destaque vai, agora, para Alexandra Pato que, por 50 milhões se pode mudar para um clube onde já brilharam Raí,Valdo ou Ronaldinho.

Gélson não é hipótese. Ederson para a próxima época?

Ao que parece, Gélson, afinal, não é hipótese. Calculo que o Sporting tenha pensado nele antes de optar pelo mais económico regresso de Renato Neto. É pena. Hoje surge na imprensa outro nome muito interessante: Ederson, médio ofensivo. O brasileiro está em fim de contrato com o Lyon e pode mudar-se para Alvalade. Quanto a mim, é craque!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Senegal com ataque de sonho na CAN

O treinador da equipa nacional do Senegal já anunciou os convocados para a CAN 2012. O destaque vai para o ataque que conta com Demba Ba (Newcastle), um dos melhores marcadores da liga inglesa, Moussa Sow (Lille) um dos melhores marcadores da liga francesa e para Papiss Cissé que na época passada foi dos melhores marcadores da liga alemã. Dia (Fenerbache), Niang (Al Saad, mas que brilhou no Marselha) ou Dame NDoye (Copenhag) são outros nomes a ter em conta.

Gelson?

O suiço de origem cabo-verdiana, Gelson Fernandes, está a ser apontado ao Sporting. É um jogador que já aqui elogiei e seria uma mais-valia para o plantel e para o onze.Fernandes destacou-se no Sion, tendo seguido para o Manchester City. Depois de Saint Etiénne e Chievo, o internacional suiço de 25 anos está emprestado ao Leicester City da divisão inglesa secundária, longe de um clube que mereça as suas qualidades.
O primo de Manuel Fernandes, jogador do Besiktas, é muito bom na posição 6 e tem um forte remate, fazendo-me lembrar Patrick Vieira. No ano passado derrotou a Espanha com um golo seu no primeiro jogo do Mundial.

Sport dá Neymar como certo no Barcelona

O diário catalão Sport dá como certa a transferência de Neymar para o Barcelona. O astro brasileiro, considerado o herdeiro de Pelé, até porque também começou a jogar adolescente e no mesmo clube, já elogiou por várias vezes o bom futebol do Barça e, ao que parece, fará parte dele na próxima época. Se Neymar confirmar as expectativas, o Barça torna-se ainda mais temível.

E Torsiglieri?

Se a a contenção económica obriga a olhar para as soluções internas, não seria de se dar uma oportunidade a Marco Torsiglieri? Já é difícil um sul-americano vir jovem para a Europa, para longe de tudo o que conhece. Mais difícil é, quando o clube que o recebe vive uma profunda instabilidade. Torsi estará, ano e meio depois de chegar a Portugal, um homem mais maduro e pelo que já lhe vi, julgo que merece uma segunda oportunidade. E se não há dinheiro....

Adenda: Parece que enquanto eu escrevia este post já o Sporting negociava a cedência definitiva de Torsi ao Metalist. Os valores ainda não foram revelados mas acreditos que andem à volta de 4 milhões, o suficiente para o Sporting ir ao mercado contratar um novo central.

United alcança City, Chelsea volta a perder pontos

Continua difícil a vida de AVB em Londres. Depois do empate com o Tottenham, ontem, novo derby londrino, deu empate a um com o Fulham. Mata até adiantou os blues mas Dempsey empatou para a equipa de Orlando Sá. O título parece ser uma miragem.
A luta faz-se em Manchester. O City, até ontem líder isolado, deu-se mal com o Natal e empatou a zero com o modesto WBA. O United é que ganhou com o resultado do rival e goleou o Wigan por 5-0, subindo ao topo, em igualdade pontual com o City. Berbatov, várias vezes falado para deixar o clube, foi á figura da partida ao marcar por três vezes. Park e Valência completaram a goleada.

domingo, 25 de dezembro de 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ronaldinho em Los Angeles?

Brasil: rumores, negociações e contratações

Atlético Mineiro
Danilinho, médio, ex-Tigres
Atlético Paranaense
Jadson, médio, ex-Shaktar Doneskt
Corinthians
Malouda, extremo, ex-Chelsea
Cruzeiro
Walter, avançado, FCP
Flamengo
Love, avançado, CSKA
Malouda, extremo, ex-Chelsea
Grémio
Carlos Eduardo, médio, ex-Rubin Kazan
Inter
Dagoberto, extremo, ex-São Paulo
Alex, defesa-central, ex-Chelsea
Palmeiras
Ariel, avançado, Racing
Tardelli, avançado, Anzhi

Bruno Alves não fecha a porta ao Sporting

"Sou profissional e Sporting é grande clube".

Simeone no Atlético, Ancelotti no PSG

A péssima época do Atlético de Madrid só podia dar nisto: Gregorio Manzano despedido. Para orientar uma equipa que conta com defesas sólidos como Godín ou Perea, médios da qualidade de Diego ou Salvio e um avançado como Falcao chegará Diego Simeone, ele que conhece bem a casa onde jogou entre 1994 a 1997 e desde o Verão de 2003 até Janeiro de 2005.
Em Paris, o milionário PSG tem novo timoneiro: Carlo Ancelotti. O curioso é que Kambaouré abandona o cargo quando era primeiro classificado.

Podolski cobiçado

Lukas Podolski tem um percurso algo estranho. Brilha pela Alemanha ao lado de Miro Klose mas não teve o mesmo sucesso no Bayern e regressou ao Colónia onde começou a carreira. Em Dezembro tem sido associado a vários clubes de topo. Depois do Arsenal, fala-se no Liverpool.

AVB 11

O Chelsea de André Villas-Boas empatou a uma bola com o Tottenham e está a 11 pontos do líder Manchester City. Adebayor adiantou os Spurs, a equipa que melhor futebol pratica, mas Danny Sturridge empatou. Foi um jogo de alta voltagem mas, os factos não são meigos para AVB: está muito longe do título.

Já estamos nas meias

O Sporting venceu o Marítimo por 3-0 e está nas meias da Taça de Portugal. O resultado e o que dele resulta, a presença na fase seguinte, são claramente positivos. A exibição essa, não me agradou lá muito. O Sporting parece ter dado, com já aconteceu várias vezes, meio jogo de avanço ao adversário. E o Marítimo, com bons jogadores, lá foi trocando a bola com tranquilidade. Carriço lesionou-se cedo e Santos entrou para um bom jogo. Carrillo foi o homem que se mais destacou pela positiva e o verdinho Martins falhou dois golos feitos.
Com um mau relvado, Alvalade viu três golos na segunda parte. A cruzamento de Capel, Carrillo fez um belo golo de cabeça. Não demorou muito para Van Wolfswinkel, em crise de confiança, fazer o segundo de penalty. Antes já tinha enviado um penalty ao poste e falhado à boca da baliza.
A garra de João Pereira, a lucidez de Insúa e a tranquilidade de Polga e Onyewu ia dando para Sami e Babá e o 3-0 foi natural. Insúa de cabeça.
Não terá sido um jogo empolgante como já vimos esta equipa fazer mas, a presença nas meias era o mais importante e vencer 3-0 ao Marítimo não é qualquer equipa que vence.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Eu acho que vais

"Não vou ter problemas para travar Capel".

Garantir Babá hoje

Admiro avançados africanos como Weah, Yekini, Yeboah, Kanu ou Drogba. Penso que misturam classe com força física impressionante. Vendo a liga portuguesa, vê-se que três dos seus melhores jogadores correspondem as estas características: Éder, Djaniny e Babá. O primeiro deve muda-se para o Dragão, o segunda está quase quase na Luz. O terceiro seria a minha prioridade para o Sporting. Penso que o Sporting necessita de um avançado para fazer sombra e/ou dupla com Van Wolfswinkel. Bojinov não é esse homem. Rubio ainda não o será. Falei aqui de estrelas como Barrios,Cissé ou Gignac pois tinha a ideia de que Babá já era do Celtic. Parece que não e que está já a falar com o CSKA Moscovo. Custará entre 3 e 4 milhões de euros, é jovem com grande margem de progressão e está na lista de melhores marcadores. Joga bem de cabeça e com os pés, é veloz e forte. Por mim,ficava já hoje no continente.

Djaniny

O cabo-verdiano Djaniny prepara-se para "saltar" para o Benfica. O avançado tem grande futuro e destaca-se pela velocidade e boa técnica. O curioso na história do internacional de 20 anos é o seu precurso rapídissimo. Há um ano atrás estava no modesto Velense dos Açores, fez a pré-época no Santa Clara e, pouco antes, da liga começar, mudou-se para o União de Leiria onde deu nas vistas. Acredito que cumprirá o resto da época em Leiria mas, no verão estará na Luz a mostrar o muito que vale.

City não desarma

Em Inglaterra também se jogou e o City, vencendo em casa, continua confortável no topo. Os rapazes de Mancini bateram o Stoke por 3-0 com bis de Aguero e um golo de Adam Johnson. A dois pontos está o United que venceu, fora, o Fulham por 0-5 com golos de Wellbeck,Nani,Giggs,Rooney e Berbatov. Tottenham e Chelsea, terceiro e quarto classificados jogam hoje.

Juventus regressa ao topo

A Juventus foi ao Friuli empatar a zero com a Udinese e recuperou o primeiro lugar da tabela, se bem que, com os mesmos pontos do que o Milan - 34. A Série A entra em 2012 ao rubro.
Destaque, ainda, para Roma e Inter que continuam os seus caminhos de recuperação após inícios péssimos de época. Em Milão, os adeptos ainda se assustaram quando Muriel adiantou o Lecce mas Milito,Pazzini,Cambiasso e Alvarez deram alegria ao 5.º classificado. Já a Roma foi a Bolanha vencer 0-2 com dois golos de Pablo Osvaldo e já está no sexto lugar. Em 7.º vai o Nápoles que esmagou o Génova de Veloso por 6-1 com dois golos de Cavani, um de Hamsyk, um de Pandev, um de Gargano e um de Zuniga. Jorquera fez o então 3-1.

Aposto nestes para eliminar o Marítimo

Patrício, Pereira, Onyewu, Polga e Insúa, Martins,Carriço e Schaars, Carrillo, Van Wolfswinkel e Capel

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

E Gignac?

André Pierre Gignac destacou-se como goleador ao serviço do Toulouse. Internacional francês, o avançado não vingou no Marselha e está no mercado. Aplico a mesma lógica que apliquei com Cissé e Barrios: querem sair dos seus clubes e procuram um palco para se afirmarem.

Pages - Menu

Followers