terça-feira, 31 de maio de 2011

Moreno tremido

O negócio Dayro Moreno estava tão bem encaminhado que o coloquei na barra aqui à direita como reforço garantido. Afinal o colombiano pode não vir. É que o empresário voltou atrás e pede 600 mil euros por mês. O Sporting, e muito bem, não passa dos 400 mil acordados. Não percebo como é que um jogador de 25 anos que já falhou na Europa tem este tipo de exigências de última hora...

Não voa para lado nenhum


Uma das jóias da coroa azul-e-branca, Radamel Falcao, pôs um ponto final na especulação: o voo para um grande campeonato pode esperar. E faz ele muito bem. Saindo daqui a um ano saí ainda mais valorizado e maduro.

Obrigado

Antes do boom de Gerrard e Lampard já havia um médio inglês que defendia bem, atacava e marcava muitos golos com o seu remate fácil e potente. Paul Scholes acabou a sua carreira e fica na história como um dos melhores de sempre. Com o seu Manchester United ganhou tudo. Os Fergunson Baby´s estão a ficar velhos. Depois de Gary Neville, Scholes. Faltam Phil, Butt e Beckham.

É para ontem...



O melhor argentino a seguir a Messi e Tévez, Javier Pastore, deverá animar o mercado. Enquanto «merengue» digo: é para ontem...

Goodbye! See you forever!


Aos 36 anos pendura as botas de vez um dos melhores médios europeus dos últimos 20 anos, a quem faltaram prémios unicamente por jogar em Inglaterra. Um mestre do meio-campo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gil de primeira!

Durou até aos 94 minutos dos últimos jogos da última jornada a emoção da segunda liga. Após meses com Trofense e Oliveirense na frente, quem subiu foi o Feirense e o Gil Vicente que, no último jogo, venceu 3-1 o Fátima e se sagrou campeão como golos de Luís Carlos, Vilela e Vieira, aos 90+4. O Feirense, com a subida garantida há uma semana, empatou a zero, em casa, com o Leixões e deixou fugir o título. E aos 90+4, Milton fez o 1-0 do Covilhão sobre o Aves e manteve-se, quase por milagre, na segunda divisão. Sofre o Varzim que desce com o Fátima.
imagem i
O destaque maior vai para o Gil que, com estádio cheio voltou a fazer grande exibição. Galo, José Luís (os dois a caminho do Braga), Vieira, José Carlos ou Ramazotti são jogadores de primeira. Nota ainda para o veterano Bock (Freamunde) que foi o melhor marcador.  Antchouet, N´Jock ou Alex Afonso são avançados para a primeira liga.

Semana gorda?

Depois na habilidade em apresentar rapidamente Rodriguez será que vamos ter uma semana gorda em contratações e apresentações? Será que Moreno, Rinaudo, Ribas, Wendt, Bobô e Alex Silva darão um pulo a Lisboa para assinar e ser apresentados? Zahavi e Jô são para esquecer?

Lass de saída


Mourinho prepara uma revolução no plantel «merengue». Com as entradas de Sahin e Hamit estão de saída Lass Diarra e Sergio Canales. Discordo de ambas as saídas. Canales é um jovem de grande talento e o empréstimo assentava-lhe bem melhor. Lass é um médio que cumpriu com qualidade todos os jogos disputados. Mas no Real Madrid as coisas funcionam de forma difusa e Mourinho com milhões para gastar tende a ser incoerente. Nem Hamit nem Sahin têm as características de Lass, é um negócio perigoso o que se avizinha. O propósito é competir com o Barcelona ou não é?

Se Falcao sair...


[Robbie Keane]


[Demba Ba]


[Vaclav Kadlec]


[Vincenzo Rennella]


[Taufic Guarch]


[Miguel Medina]

domingo, 29 de maio de 2011

Dayro Moreno fechado

Segue-se Rinaudo.

Capas para a história

Pep 10

Aos 40 anos (tantos como Van der Sar), Pep Guardiola tem três épocas como treinador. Resultado? Dez títulos e uma das melhores (a melhor?) equipas de sempre. Pep tem sucesso no contexto catalão onde nasceu e cuja entidade traz no seu ADN. Teria sucesso noutras paragens? Talvez não mas já entrou na história como um dos melhores de sempre.

Capas para a história

Messidona? Messé? Di Messi?

Tem apenas 23 anos e conquistou a sua segunda Liga dos Campeões com participação activa. Em 2006,já fazia parte do plantel mas não jogou. Acaba a época com 53 golos pelo seu clube (tantos como CR). Messi é hoje um dos melhores de sempre. Se pensaramos que pode jogar mais dez anos, o que virá aí?

Capas para a história

sábado, 28 de maio de 2011

Barça vence quarta Liga dos Campeões

Alex Fergunson enfrentou o Barcelona só com um médio defensivo e facilitou a vida a Pep Guardiola. O United apresentou-se com Nani no banco e com Giggs, aos 37 anos, a fazer dupla no centro com Carrick. Nas alas Valencia e Park, são bons jogadores mas não atacaram nem defenderam bem. Defesa essa que esteve tãp certa quanto possível com o capitão Vidic em grande. Começou muito bem o United com ritmo elevado a encostar o Barcelona. Durou 15 minutos. Depois o jogo foi de Xavi, Iniesta, Messi, Pedro e Villa. Antes da meia-hora, Pedro fez o 1-0. Rooney, o melhor do United, ainda empatou mas na segunda parte, grandes golos de Messi e Villa deram a quarta Liga dos Campeões ao Barça, depois de 1992, 2006 e 2009.

A escolha


David De Gea será o herdeiro da baliza do Manchester United. A escolha não poderia ser a melhor. Com quase 20 anos de carreira pela frente, De Gea é a maior promessa das balizas mundiais. A sua constituição física fá-lo assemelhar-se a Edwin Van der Saar, a quem irá suceder, e graças a ela poderá tornar-se num guarda-redes de excelência do futebol mundial, numa altura em que os guarda-redes começam a apresentar uma morfologia inadequada à posição: pouco elásticos à custa do excesso de peso muscular (Roberto do Benfica, é o exemplo paradigmático disto).

Segue dentro de momentos...


Quase apostava a minha coleção de camisolas como isto, de uma forma ou de outra, está resolvido e mais que resolvido.

Kluivert

O relato não é novo, mas é sempre giro reler a nova vida de Kluivert.

Braga continua a reiventar-se

Quem continua a reforçar-se bem e sem gastar muito é o Braga. Bracali, Imorou, Djamal, Galo, José Luís e Douglas não serão os únicos reforços. Nuno André Coelho, Kanu e Cristiano podem ser os próximos a assinar.

Ribas

Bem sei que nem todos os nomes de que se fala chegarão ao Sporting e dos que chegarão, nem todos serão grandes jogadores mas, agrada-me o regresso em força do Sporting ao mercado. Os nomes novos são Arias e Ribas. Arias é um defesa-direito de 19 anos. Neste caso, não sendo um jogador de nome feito, prefiro esperar pela evolução de Gonçalves, Cédric ou Esgaio. Já Ribas é um caso diferente. O jovem (23) uruguaio marcou 23 golos pelo Dijon e, apesar de ter jogado na segunda liga francesa, apresenta números e qualidades interessantes. Mesmo que custe uns 4, 5 milhões pode ser uma boa aposta. Recorde-se que o FCP deu 5 milhões por um desconhecido brasileiro que jogava na segunda divisão japonesa e que hoje vale 100 milhões...

Geromel? Venha ele!

Há concorrência do Wolfsburg e Roma.

O jogo do ano

Hoje ao início da noite, Barcelona e Manchester United defrontam-se em Londres para aquele que se espera que seja o jogo do ano. De um lado, o futebol fantástico do Pep Dream Team, do outro, o sólido futebol dos rapazes de Alex Fergunson. O Barcelona é o meu favorito e o do mundo mas, muita atenção ao United. É que toda a gente parece desvalorizar os Red Devil´s. O Barcelona de Messi é superior mas, o United de Rooney não irá fazer figura de corpo presente.
Aposto nestes onzes: Valdéz,Alves,Puyol,Piqué e Adriano, Xavi,Sergio e Iniesta,Messi,Pedro e Villa versus Van der Sar, Rafael, Vidic, Ferdinand e Evra, Carrick, Nani, Giggs e Valência, Rooney e Hernandez
Aposto num 2-0 catalão mas num jogo muito equilibrado.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fica bem de verde

Silenciosamente chegou El Mudo, após se ter dito que poderia ficar no Braga ou ir para o Benfica. Não me vanglorio de termos ganho a corrida ao Benfica nem nada disso. Gostei apenas da rapidez e gosto do jogador.

Van der Sar pendura as luvas amanhã

Depois de anos de glória com as camisolas de Manchester United, Fulham, Juventus e Ajax. Edwin, de 40 anos, começou no Ajax em 1990 e por lá esteve até 1999, tendo saído com uma Champions ganha ao Milan e tendo jogado com homens como Blind, Overmars, Kluivert, Seedorf, Davids ou Kanu. Jogou dois anos na Juventus pré-Buffon e seguiu para Inglaterra. Mesmo sendo um dos melhores do mundo, jogou num clube de meio da tabela durante quatro anos. Em 2005 chegou a Old Trafford. Já ganhou uma Champions e muito, muito mais.

El Mudo certo no Sporting

Rodriguez chega a Alvalade.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O efeito Schmeichel

Por muito boas que sejam as contratações, Moreno, Rinaudo, Carrillo ou este Mendonza, é preciso um ou dois nomes conhecidos que, por um lado, galvanizem os adeptos e, por outro, sejam comercialmente chamativos, vendendo assim camisolas, bilhetes e outro merchadising. É preciso para este projecto, o efeito Schmeichel. O dinamarquês chegou da melhor liga do mundo, de um dos melhores clubes do mundo e veio para a baliza do Sporting. O tal craque terá que ser um homem em fim de carreira mas com um passado glorioso. E não há quem mais entusiasme do que avançados. Dois nomes são óbvios. Trezeguet, de saída do Hércules e Van Nistelrooy, de saída do Hamburgo. Um destes seria a cereja em cima do bolo. Não acham?
PS: Defendo uma opção ainda válida e não um Angulo e defendo que no resto do plantel haja qualidade e equilibrio mesmo com nomes mais desconhecidos.

Sporting ataca em forte na América do Sul

Depois de Rinaudo e Moreno que se diz estarem quase certos, muitos outros vão sendo associados ao Sporting. Hoje fala-se em Humberto Mendonza, defesa colombiano do Colón da Argentina. O Sporting parece ter desviado a atenção de Rodriguez e Garay. Alex Silva deve ser a primeira alternativa.
Gosto muito dos mercados sul-americanos, em especial do argentino que nos deu, na história recente craques como Duscher e Acosta mesmo com barretes como Kmet ou Hanuch.
A linha de contratações parece ser jogadores sul americanos com custo até 2 milhões, relativamente jovens e desconhecidos do nosso futebol.
Nesse sentido gostaria que se juntassem à discussão os nomes de Gaston Fernandez (Estudiantes), Papa e Santiago Silva (Velez) ou Stracqualursi (Tigre).

preocupação

Com o Sporting no mercado em força, com o Benfica de olho em reforços, com possíveis saídas do plantel, preocupa-me que o FCP não esteja em movimentações no mercado. Sabia tão bem repetir a época para o ano...

Right man for the job


Zizou será o novo diretor desportivo «merengue». Exatamente o homem que, enquanto adepto madridista, desejava. O jogador perfeito é o homem perfeito para o lugar.

Dayro Moreno a caminho do Sporting

O avançado colombiano Dayro Moreno é hoje apontado como reforço do Sporting. O jogador de 25 anos é um avançado que pode jogar como ponta-de-lança ou mais descaído nas alas. Moreno destacou-se no Once Caldas ao marcar 67 golos em menos de cem jogos. Passou pelo Atlético Paranaense e Steua, tendo regressado ao Once Caldas.
Entretanto, Alex Silva abandonou o São Paulo e essa deve ser a deixa do Sporting para avançar. Rinaudo, previsível reforço jogou ontem 90 minutos no particular Argentina 4 Paraguai 2.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ficava bem de verde

Seedorf fica

O Milan campeão está em processo de renovação. Na defesa, entram Méxes e Taiwo. Inevitavelmente homens como Zambrotta e Oddo estarão em risco. No ataque, Ibrahimovic deve ficar, juntamente com Inzaghi,Pato e Robinho. Cassano pode sair.
Mas é no meio-campo que mais mudanças se adivinham. Normalmente jogam três. Gattuso,Ambrosini,Flamini,Van Bommel e Emanuelson permanecem. Prince continua após o Milan pagar 7 milhões ao Génova. Seedorf, candidato a sair, renovou. De saídas, só Pirlo que, após dez anos, se mudou para a Juve. Mas o Milan quer um criatiavo. Asamoah e Pastore foram falados mas a escolha deve recair em Diego ou Biglia, fantasistas bem mais baratos.
Para 2011/12 aposto num onze assim: Abbiatti,Abate,Thiago,Méxes e Taiwo, Prince, Van Bommel e Diego, Pato, Robinho e Ibrahimovic

terça-feira, 24 de maio de 2011

Oriol Romeu?

Será jogador do Sporting?

Canales


Sergio Canales é um médio promissor. Com o acompanhamento certo poderá tornar-se num incontornável da seleção espanhola e um jogador preponderante no meio-campo «merengue» (há algo de Guti no jovem espanhol). Mas o Real Madrid não é dado a fazer crescer jogadores e Mourinho parece ter-se tornado num excêntrico, não contando com o médio para a próxima época. Rumores ligam-no ao Villareal. Melhor seria emprestar o jovem médio. Mas o Real não tem emenda, veja-se José Callejón, dispensado do clube e agora recontratado.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Domingos é oficialmente do Sporting

Depois do vem, não vem, o Sporting comunicou à CMVM que Domingos será o treinador da sua equipa no próximo ano. O jovem treinador deve assinar hoje e, quem sabe, será apresentado ainda hoje, também.

Rola a bola no Brasil

Já começou o Brasileirão. O Flamengo que goleou o Avaí por 4-0 é o primeiro líder. Com Ronaldinho em grande, o Mengão marcou quatro vezes. Dinho ofereceu o primeiro ao argentino Botinelli e o quarto a Diego Maurício e fez o segundo golo. O outro foi de Thiago Neves. O Corinthians venceu o Grémio por 1-2. Douglas marcou primeiro para a equipa de Rochemback e da estrela Leandro mas foi o Timão que ficou com os três pontos graças a Chicão e a um golão de Liedson. O Palmeiras de Scolari venceu 1-0 o Botafogo, o campeão Fluminense de Deco perdeu 2-0 com o São Paulo de Lucas e Dagoberto (sem Luís Fabiano). Santos e Inter empataram a uma bola.

Obrigado Makélélé

Aos 38 anos Claude Makélélé deixou os relvados. Terminou ao serviço do PSG mas na memória ficam as suas grandes exibições pela selecção e , principalmente, pelo Real Madrid e Chelsea. Foi, sem dúvida, um dos melhores médios defensivos de sempre.
PSG, 2008 a 2011
Chelsea, 2003 a 2008
Real Madrid, 2000 a 2003
Celta de Vigo, 1998 a 2000
Marselha, 1997/1998
Nantes, 1992 a 1997
França, 1995-2008

Domingos já?

Será mesmo certo que Domingos será o novo treinador? Vai ser apresentado esta semana? E será apresentado mais alguém? Wendt? Zahavi? Bobô?

Era este o 6 que eu mais queria

Craques à beira da segunda

As segundas divisões de vários países terão, no próximo ano, vários clubes históricos. Por um lado, tenho pena de clubes como Deportivo de la Corunha, Mónaco, West Ham ou Sampdória. Por outro, os jogadores que lá jogam preferem manter-se num clube de primeira e podem sair a um preço mais acessível do que teriam os seus clubes não tivessem descido.Eis uma lista de alguns craques que podem estar a caminho das segundas:
Guarda-redes: Green (West Ham),
Defesas Centrais: Sarr (Hércules), Upson (West Ham)
Defesas Laterais: Bridge (West Ham)
Médios defensivos: Diarra e Haruna (Mónaco), Almirón (Bari), Tissone (Sampdória),
Médios ofensivos: Piatti (Alméria), Diamanti (Bréscia), Kanga Akalé (Lens), Poli e Mannini (Sampdória), Guardado (Corunha), Adam (Blackpool)
Avançados: Demba Ba e Robbie Keane (West Ham), Adrían (Corunha), Kalu Uche (Almería), Trezeguet e Haedo Valdéz (Hércules), Jerome, Zigic e Martins (Birmingham), Caracciolo (Bréscia), Barreto (Bari) e Wojciechowski (Willem II)

Uma mão não chega para contar os golos do Porto na final da Taça

A primeira meia-hora deu a ilusão de que seria um jogo equilibrado. James fez o 1-0; Rolando, na própria baliza, empatou; Varela deu nova vantagem ao FC Porto e Edgar empatou. Mas, assim que os portistas acelararam, acabou-se o equilibrio. Ao intervalo, a conta já ía em 5-2 com golos de Hulk,James e Rolando. Edgar ainda falhou um penalty. Na segunda parte, o ritmo baixou muito e só houve mais um golo: o terceiro de James na partida. Mais uma conquista. Por KO.

Uma equipa especial


Terminou uma época notável que superou (feito inolvidável) a época de 2003 sob a batuta de José Mourinho. The golden kid André Villas-Boas ganhou o que havia para ganhar (abdicando apenas da Taça da Liga para poder poupar esforços para outras provas). O FC Porto terminou a época sem derrotas no campeonato, com um fosso avassalador de mais de 20 pontos para o segundo classificado (Benfica) e fixou Falcao como um dos melhores matadores da Europa do futebol.

Com o mercado de transferências à porta, os interesses serão mais do que muitos. Fernando abre a porta de saída, seduzido pelo interesse do Inter (onde terá de disputar o lugar com Cambiasso) enquanto Hulk e Falcao fincam o pé no Dragão mas só até as propostas milionárias aparecerem. Mas para além dos craques há outra craque, o do banco. André Villas-Boas já disse que não sai, enviando para casa de mãos a abanar, o Liverpool e a Juventus. O Chelsea contudo não desarma, e Roman Abramovich estará disposto a pagar o que for preciso para ter o jovem técnico. Depois da precipitação da saída de Mourinho, o magnata russo quer revitalizar os tempos áureos da língua portuguesa em Stamford Bridge.

Pages - Menu

Followers