domingo, 27 de setembro de 2009

Nada de surpreendente

O mesmo árbitro contra o qual o Sporting tem um processo a decorrer por lhe ter roubado a Taça da Liga do ano passado foi nomeado para apitar o FCP-Sporting. Só em Portugal.
O FCP é melhor e ganhou com justiça. Falcao marcou aos 3 minutos o único golo da partida mas, graças à força e velocidade de Hulk, o FCP mereceu sempre a vitória. Mas, fica a forte sensação de que Meireles deveria ter sido expulso e que Veloso não devia. A expulsão de Polga resulta apenas da falta de vontade e de qualidade que o central tem mostrado este ano. Paulo Bento, por protestos foi também expulso, mas, não será natural enervar-se com um homem que lhe roubou uma Taça no ano passado? Que expulsou Veloso injustamente?
PS: Postiga à barra e Matías estiveram perto de empatar. Continuo a acreditar que esta equipa ainda acorda. Quinta há jogo contra o Hertha, último da Bundesliga.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Barça não facilita


O Barcelona deste continua a ganhar, a marcar muito e a jogar muito bem. Ontem foi a Santander golear o Racing por 1-4. Dois de Messi, um de Ibra e outro de Piqué.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ronaldo

Campeão do Mundo no Brasil de Scolari.
O penteado afastou as especulações sobre a sua forma
Em 1994, nos EUA, olhava do banco para Bebeto e Romário.
Pouco depois fazia a dupla Ro-Ro com o baixinho.

Voltou a ser importante no Timão

Como Rivaldo e Ronaldinho falhou no Milan.

Voltou a ser feliz em Espanha

Amado pelos adeptos do Inter

O melhor ano de Ronaldo.
Aqui contra Roberto Carlos do Real Madrid.

Glória europeia na Holanda


Ainda menino, em 1993, pelo Cruzeiro

Hoje um dos reis do futebol também se chama Ronaldo mas, nos anos 90 era Ronaldo Nazário de Lima quem mandava no futebol mundial. Ronaldo, o Fenómeno faz hoje 33 anos e, ao contrário do que muitos vaticinaram continua a jogar e a marcar.
Ainda criança deu nas vistas no Cruzeiro, jogando em Belo Horizonte como profissional em 1993 e 1994, integrando o "escrete" que venceu o Mundial dos EUA no Verão de 94. Depois, seguiu os passos de Romário e jogou duas épocas no PSV da Holanda.
Era já uma estrela quando o Barcelona de Bobby Robson o contratou. Jogou apenas um ano na Catalunha mas, venceu a Taça das Taças e a Taça do Rei, e, marcou golos inesquecíveis como aquele em Compostela onde passou por meia equipa antes de marcar um golão. Era assim o Ronaldo daquele ano: explosivo como Weah, tecnicista como Romário e letal como Zamorano.
No ano seguinte o dinheiro de Moratti levou-o para Milão onde o Inter estava com sede de títulos. Mas, no futebol italiano era necessário um físico que Ronaldo não tinha e , que ganhou à custa de tratamentos e treinos especiais. Mas, o seu corpo não era feito para o peso que ganhou e os seus joelhos nunca mais foram os mesmos. Os rasgos à Ronaldo foram acabando mas, de uma forma ou outra golos nunca faltaram. Esteve no Inter de 97 a 2001.
Pelo Brasil participou no Mundial de 98 chegando à final mas, na manhã da final teve um ataque epiléptico que terá impressionado todos e o Brasil perdeu 3-0 com a França. Voltou 4 anos depois e foi decisivo na vitória do Mundial da Alemanha.
De 2002 a Janeiro de 2007 voltou a Espanha onde havia sido feliz para jogar pelo Real Madrid. Apesar de chamado de gordito e de não ser o mesmo de Barcelona não lhe faltaram golos nem títulos mas, ia-lhe faltando o gás, ao mesmo tempo que se sucediam relações amorosas sem sucesso.
Regressou a Milão mas, pouco fez com a camisa 99 do Milan. Sempre apoquentado por lesões nos joelhos só ganhou nova vida este ano ingressando no Timão. No Corinthians joga e marca. Muito. É o que sabe fazer.

Assim não


Já se percebeu: com este Sporting não há noites descansadas. Com todo o respeito pelo Olhanense que tem um bom treinador e grandes jogadores, esperava que, em casa o Sporting vencesse a equipa de Olhão de forma categórica.

Mas, perantes apenas 25.000 pessoas, a categoria saiu dos pés dos jogadores algarvios e, em especial do dez Castro. Aos 9 min o avançado Rabiola fez o 0-1. Dez minutos depois Castro fez o segundo. Rui Duarte, Ukra e Toy foram outros que, encheram o campo.

O único defesa do Sporting, Carriço, marcou de cabeça o primeiro do Sporting e, Moutinho não falhou um penlaty que, parece não ter existido.

Valeu um golo de Vukcevic, caído do céu, aos 86 minutos para o Sporting conseguir os 3 pontos. A jogar assim a deslocação ao Dragão afigura-se difícil e, até dolorosa....

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que eu quero que aconteça hoje no Sporting-Olhanense


Que o Sporting ganhe

Que o Sporting não sofra golos

Que Grimi regresse aos relvados

Que Liedson volte a marcar

Manchester - isto é que é futebol!


Owen marcou, no último minuto de jogo, o golo da vitória do United sobre o City por 4-3 e, já justificou a sua contratação e o número 7 que enverga.
Para os da casa marcaram, para além de Owen, Fletcher (duas vezes) e Rooney. Para o City marcaram Barry e Bellamy (dois golões).
Destaque-se a grande exibição de Given que negou dois golos certos a Berbatov.

Ibra e CR continuam a facturar



O Barcelona goleou o Atlético de Madrid por 5x2 num grande jogo no Camp Nou. Ibra voltou a marcar, Dani Alves, Keita e Messi (dois) marcaram os outros.
Em Madrid, Ronaldo marcou mais dois. Benzema, Guti e Van Nistelrooy marcaram os outros golos do 5-0 ao Xerez.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Liga Europa





O Sporting na Holanda voltou a jogar pouco contra tão fraco adversário. Abel e Caneira foram tão fracos como têm sido Pedro Silva e André Marques. O regresso de Polga foi uma má notícia. O Sporting deste momento depende de Carriço,Veloso, Moutinho e Liedson. E, não fora a inspiração de Liedson a fazer um hat-trick com o oportunismo dos avançados de eleição o Sporting não traria 3 pontos da Holanda. O Sporting voltou a sofrer golos rídiculos deixando os adversários à vontade. No primeiro golo Sibon (apesar de muito alto) atacou a bola sem que o incomodassem e, o segundo golo é uma patetice de primeira.
O Nacional bateu o pé ao Bremen mas perdeu. Frings e Pizarro fizeram o 0-2. O Nacional deu boa conta de si e, em dois cantos, empatou: golos de F. Lopes e Halliche. A classe do peruano Claudio Pizarro seria decisiva, o avançado marcou um grande golo e deu a esperada vitória aos alemães.
Na Luz, vitória sem espinhas do Benfica. Nuno Gomes e Cardozo derrotaram o BATE Borisov numa noite em que Filipe Menezes se estrou com uma boa exibição.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A grande questão do ínicio de época


Quem ganhou com a troca Eto´o / Ibrahimovic? Primeiro, diria que os jogadores. Eto´o foi para um clube onde o treinador muito o admira e deixa para trás uma má relação com Guardiola. Em Milão já começa a dar nas vistas, fazendo aquilo que sabe: marcar.
Ibrahimovic mudou-se para a equipa que joga um futebol mais técnico, portanto à sua medida, e para um campeonato onde tem mais espaço para mostrar todo o seu futebol.
O Inter ganhou um goleador em série. O Barcelona ganhou mais requinte e tecnicismo. Resumindo Ibra é melhor, Eto´o marca mais.

A montanha pariu um rato

Até se jogou bem mas, o Inter vs Barcelona, deu em 0-0.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Era uma vez um goleador alemão chamado Muller

Thomas Muller com Mário Gomez

Gerd Muller

Depois do lendário "bombardeiro" Gerd Muller, o Bayern de Munique ganhou neste início de época um novo goleador com o mesmo sobrenome. Thomas Muller marcou ontem duas vezes na Liga dos Campeões após de ter marcado também dois golos ao Dortmund no fim-de-semana. Entre os dois jogos fez 20 anos.

Primeira noite europeia do ano


Regressou o espectáculo.

O FCP jogou bem (Hulk,Meireles e Guarín tiveram apontamentos de grande classe) mas, num duelo à chuva foi Anelka que marcou o único golo de uma vitória suada mas, merecida do Chelsea. No outro jogo do grupo surpresa. O Atlético empatou, em casa, a zeros com o APOEL.

Destaque para o Real Ronaldo que venceu em Zurique por 2-5. No mesmo grupo o Marselha perdeu em casa com o Milan com Pippo Inzaghi a decidir a partida para os milanistas bisando. Para o OM marcou Heinze.

Em Israel, Muller (duas vezes) e Van Buyten marcaram os golos da vitória do Bayern sobre o Maccabi. Em Turim, 1-1, entre Juventus e Bordéus.

O Wolfsburgo venceu o CSKA por 3-1 com três golos de grafite. O United foi ao terreno do Besiktas vencer por 0-1.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mais uma jóia para a colecção

Graças ao meu grande amigo Fábio Vila, chegou-em hoje à mão mais um tesouro para a colecção de camisolas: a 9 de Ibracadabra no Barcelona.

domingo, 13 de setembro de 2009

sábado, 12 de setembro de 2009

Chelsea na frente


O Chelsea bateu o Stoke City por 2-1 e está na frente da Premier League com 15 pontos. Atrás, com 12, estão Manchester City (4-2 ao Arsenal), Manchester United (1-3 com o Tottenham) e Tottenham.

FCP goleia. Falcao já é o melhor marcador


Falcao já leva 4 golos na Liga portuguesa. Hoje, marcou na goleada do FCP por 4-1 frente ao Leixões. Para além de Falcao, marcaram pelo Porto, Varela, Hulk e Rolando. Pouga marcou pelo Leixões.

Bayern já goleia


Depois de um ínicio oscilante o Bayern entrou nos eixos. Hoje foi a Dortmund golear o Borussia por 1-5. Schwensteiger, Ribery, Gomez e dois golos de Muller humilharam o Dortmund que marcou por Hummels, das escolas do Bayern...

Ibra e Messi marcam na vitória do Barça

Em Espanha, o Barcelona foi a Madrid vencer o Getafe por 0-2. O mago sueco Zlatan Ibrahimovic e Messidona marcaram os golos dos campeões.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Show di bola!


Depois de uma grande vitória na Argentina, o Brasil de Dunga goleou o Chile por 4-2. Nilmar do Villareal, várias vezes namorado pelo Sporting, foi a grande estrela da partida marcado três vezes. O avançado de 25 anos aproveitou da melhor forma a oportunidade que lhe foi dada. Já apurado o Brasil jogou com futebolistas que habitualmente não são titulares como Miranda (São Paulo), Melo (Juventus) ou Adriano (Flamengo). No banco sentaram-se ainda outros jogadores com pouca experiência nestas andanças: Cleiton Xavier e Diego Souza (Palmeiras) e Diego Tardelli (Atlético Mineiro). Júlio "A Besta" Baptista, marcou o outro golo do escrete. Pelo Chile marcou Suazo duas vezes. Luisão do Benfica e Matías Fernandez do Sporting jogaram os 90 minutos.

Já lá estão


Já estão apuradas:

África do Sul
Gana
Holanda
Espanha
Inglaterra
Brasil
Coreia do Norte

Coreia do Sul
Japão
Austrália
Está difícil:

Argentina
Portugal
França

Está quase:
Suiça
Eslováquia
Alemanha
Sérvia
Itália
Chile
Paraguai

Acreditar

Mesmo com a esperada titularidade de Liedson, Portugal voltou a fazer um jogo aquém das expectativas e, das altas qualidades dos jogadores que jogam pela selecção. Ainda assim, do Estádio Puskas, veio a vitória, e, é isso que interessa. Restam-nos dois jogos em casa e, a esperança de sermos segundos no grupo, esperando deslizes nórdicos. Acreditemos até ao fim.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Que raio de gestão...

O Atlético de Madrid que tem ambições na Liga espanhola e está presente na Liga dos Campeões vendeu Heitinga, seu defesa-direito titular no último dia do mercado ao Everton por tuta e meia, e, não teve tempo de contratar outro. Já antes havia dispensado Seitaridis, a custo zero para o desemprego.
Agora procura um defesa-direito de qualidade que esteja sem clube, pois, apenas esses podem ser agora inscritos...Lucas Neill (já jogou no Blackburn Rovers e West Ham e, já foi alvo da cobiça do Barcelona), australiano, parece ser o escolhido.

O que aí vem


Já teremos visto o verdadeiro Sporting este ano? A equipa que criticámos é a verdadeira face do Sporting 09/10? Não.

O Sporting já fez exibições muito más este ano mas, nunca Paulo Bento teve todos os jogadores disponíveis nem todos os que tinha pedido. A minha fé num Sporting melhor assenta no facto do Sporting este ano ainda não ter jogado com Izmailov, Veloso, Moutinho e Vukcevic no meio-campo; Caicedo a cem por cento e Liedson finalmente picado pelos golos. Só agora, com um banco de luxo com Tonel,Angulo, Matías e Postiga lá sentado é que vejo reais hipóteses de começarmos a época.

domingo, 6 de setembro de 2009

1 - 1


Ontem Portugal jogou bem, ao contrário da maior partes dos jogos da qualificação, mas, falhou demasiados golos e, pagou com o empate a falta de golos na Dinamarca. Bendtner (Arsenal) marcou no fim da primeira parte o golo dos nórdicos, fazendo aquilo que os portugueses Simão e Ronaldo falharam diversas vezes.

Um novo português, Liedson, foi chamado a empatar a partida e, quase marcou o segundo. Com o levezinho a titular talvez possamos vencer na Hungria.

É acreditar.

Brasil no Mundial


O Brasil de Dunga foi à Argentina vencer os comandados de Maradona por 3-1 e, já está qualificado para o Mundial 2010. Luisão (Benfica) marcou de cabeça e, o fabuloso Luís Fabiano (Sevilha) fizeram o 2-0 ao intervalo. O golão de Dátolo (Nápoles) deu esperança mas, no minuto seguinte Kaká (Real Madrid) fez um grande passe para Luís Fabiano picar a bola por cima do guarda-redes e, fazer o resultado final.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Grandes Equipas - Capítulo II

Hoje escrevo sobre o Ajax de 94/95 treinado por Van Gaal.
O grande feito desta equipa foi vencer a Liga dos Campeões. Com a camisa 15, acabado de sair do banco, um então jovem desconhecido Patrick Kluivert marcou ao grande Milan o golo que deu o troféu ao clube de Amesterdão.
Na equipa abondava um futebol ofensivo de grande qualidade na linha daquilo que sempre foi a tradição de jogo do Ajax.
No meio campo jogava Rijkaard em fim de carreira e despontavam Overmars (Barcelona,Arsenal), Davids (Milan,Juventus,Barcelona,Inter), Seedorf (Real Madrid,Inter,Milan) ou Ronald de Boer (Barcelona). A estes juntam-se nomes menos brilhantes mas que na Holanda fizeram grandes campanhas como Litmanen,Finidi George ou Babangida.

No ataque o felino Kanu (Inter,Arsenal,WBA,Porthsmouth) e o já falado Kluivert (Milan,Barcelona,Newcastle) eram os expoentes máximos. Que equipa! Que fabulosa fornada das escolas do Ajax!

Assim não vão lá....


Simon Kjaer, talentoso defesa-central do Palermo, e da Selecção da Dinamarca diz irritar Ronaldo é a solução para anulá-lo. Se é uma lástima e uma falta de classe e de desportivismo pensá-lo, ainda mais é dize-lo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sheva já marca no seu reino

Shevchenko regressou ao Dinamo de Kiev , onde começou a carreira e se destacou na Liga dos Campões, e no primeiro jogo marcou. 3-1 ao Metalist e o Dinamo continua em primeiro. Volta a alegria ao futebol de Sheva.

Contratações de ontem


Braga - Tiago Pinto (sem clube)

Marítimo - Kléber Pinheiro (Atlético Mineiro

Rio Ave - Bruno Fogaça (Marítimo)

Belenenses - Adu (Benfica) e Lima (Metalist)

Leiria - Ronny (Sporting) , Tiago Luís (Santos) e Kalaba (Braga)

Leixões - Wênio (Guimarães)

Vitória de Setúbal - Kiko Zarabi (Belenenses) , Zoro (Benfica) e Ivo Pinto (FCP)


Cabazada!

O Benfica humilhou o Vitória de Setúbal por 8-1. Hélder Barbosa marcou para os setubalenses perto do final do jogo mas, antes a equipa de Jesus já tinha marcado por 8 vezes.
Destaque para os três golos de Cardozo e para o golão de Aimar. Javi García, Luisão,Ramires e Nuno Gomes fizeram de cabeça os outros quatro.

Pages - Menu

Followers